"Pedras no caminho? Guardo-as todas, um dia vou construir um castelo... " Fernando Pessoa

09
Jun 09

 

Como esta vida é, ao mesmo tempo, simples e complexa.

Se agora estamos tristes, logo a seguir já pulamos de alegria; hoje desesperamos por dias melhores, e no dia seguinte vivemos o melhor da nossa vida; tanto somos tudo, como não somos nada.

Ah! Que irónica, que poética é a vida. Cena de cinema, drama de teatro, declamação de um belo poema francês. Rodopio por entre lágrimas e sorrisos, com memórias que não são minhas, com vidas que não me pertencem, com experiências furtadas. Mas sou tudo isso, e muito mais. Somos.

“Que a máscara de hoje se faça sincera”, pedirmos antes de sair de casa. Mas como se consegue viver assim? Sem ser genuíno, fabricando tudo?

Mas quem sou eu, ou somos nós, minhas múltiplas personalidades bipolares, para julgarmos quem quer que seja? Que se fabrique a alegria! Que se ponha a máscara! Cada um sabe o que lhe faz feliz, cada um escolhe tanto a sua companhia como a sua solidão.

Apesar de sermos grãos de areia no mar/ deserto chamado Humanidade, somos seres livres, que voam sem asas, que amam sem reservas, que morrem sem ninguém. Sim, morre-se sozinho, mas preenchido pelas folhas de papel escritas, pelas músicas gravadas na alma, pelas palavras por dizer e pelas palavras que soltamos ao mundo. Então, não, não morremos sós. Morremos com a bagagem de uma vida inteira, vasta como o universo, mesmo sendo nós formiguinhas na colónia de um pequeno planeta perdido entre o Sol e tudo o resto que desconhecemos, chamado “Terra”.

Somos isto e tudo mais. Porquê ter medo? Porquê desesperar? Ninguém morre só. Todos morremos acompanhados pela nossa solidão.

 

Ah! Que bela prosa teórica sobre nada em especial, sobre tudo no fundo!

publicado por Quem ontem fui já hoje em mim não vive às 22:12
sinto-me: ...
música: Elephant - Damien Rice

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

29
30


subscrever feeds
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

5 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

As minhas Imagens favoritas
blogs SAPO